Orientações 

Medidas adotadas pela EYBV durante o COVID-19

RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO AYUSH – ÍNDIA, PARA TONIFICAR A IMUNIDADE 

 

NOTA DO DR. RUGUÊ

Estamos em um momento de nossa história privilegiado, para podermos analisar nossas emoções habituais, nosso estilo de vida, nossa alimentação e o ambiente no qual vivemos. Estamos enfrentando as consequências da somatória destes quatro fatores tóxicos em nossas vidas. Construir padrões mentais positivos, buscar um estilo de vida mais saudável, cuidar da alimentação e cuidar do ambiente no qual nós, nossa família e toda a sociedade vivemos. Não basta desenvolvermos substâncias antivirais e vacinas. São importantes, mas a história mostra que sempre vem outro e outro. Vamos cuidar do hospedeiro que somos nós e o planeta no qual vivemos.

Todas as recomendações expressas aqui, como enfatizado pelo site do Ministério AYUSH, são sugestões de estímulo à imunidade e melhora da qualidade de vida. Não há qualquer sugestão de ação direta sobre o vírus ou mudança na evolução e prognóstico da doença específica. É FUNDAMENTAL SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES DA OMS E DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Namaste

O Ministério AYUSH, responsável, na Índia, pelo ensino, pesquisa e prática do Ayurveda em todo o país, reuniu 16 eminentes professores e pesquisadores de Ayurveda, que elaboraram as seguintes recomendações: http://ayush.gov.in/event/ayurveda-immunity-boosting-measures-self-care-during-covid-19-crisis

Medidas de aumento da imunidade da Ayurveda para o autocuidado durante a crise da COVID 19

A melhorar o sistema de defesa natural do corpo (imunidade) desempenha um papel importante na manutenção da saúde ideal.

Todos sabemos que prevenir é melhor que remediar. É importante tomar medidas preventivas que aumentem nossa imunidade nestes tempos.

Ayurveda, sendo a ciência da vida, propaga os dons da natureza em manter a vida saudável e feliz. A extensa base de conhecimento da Ayurveda sobre os cuidados de prevenção deriva dos conceitos de “Dinacharya” - rotinas diárias e “Ritucharya”

- rotinas sazonais, para manter uma vida saudável. É uma ciência baseada em plantas medicinais . 

O Ministério da AYUSH recomenda as seguintes diretrizes de autocuidado para prevenção, certas medidas sanitárias e aumentar a imunidade com referência especial às doenças respiratórias. Estas recomendações são apoiadas pela literatura ayurvédica e publicações científicas.

MEDIDAS RECOMENDADAS

I. Medidas Gerais

1. Beba água morna ao longo do dia.

2. Pratique diariamente Yogásanas suaves, Pranayamas e meditação por, pelo menos, 30 minutos

3. Utilize especiarias como açafrão da terra, cominho, coentro e alho) na culinária.

 

II. Medidas de promoção da imunidade ayurvédica

1. Há a recomendação dos especialistas em tomar uma geléia tônica ayurvedica chamada Chyavanprash 10gm (1 colher de chá cheia) pela manhã. Diabéticos devem tomar Chyavanprash sem açucar. Não tendo disponível vá para o item 2. 

2. Beba chá de ervas em forma de decocção (ferva 10 partes de água para uma parte das ervas e deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo e coe). Coloque manjericão ou alfavaca, canela, pimenta preta, gengibre em pó e uva passa, em partes iguais. Tome uma xícara de chá  uma ou duas vezes por dia. Adicione açúcar mascavo e / ou suco de limão fresco ao seu gosto, se necessário.

3. Leite Dourado - Meia colher de chá de açafrão da terra em pó em 150 ml de leite natural, integral. Ferver e tomar uma ou duas vezes por dia.

III.  Procedimentos Ayurvédicos Simples

1. Aplicação nasal - Aplique óleo de gergelim ou óleo de coco ou Ghee nas duas

narinas de manhã e à noite.

2. Bochecho com óleo - Coloque 1 colher de sopa de óleo de gergelim ou óleo de coco na boca. Não beba.  Bocheche por 2 a 3 minutos e cuspa. Em seguida, lave a boca com água morna. Isso pode ser feito uma ou duas vezes por dia.

 

IV. Se tiver tosse seca e ou dor de garganta e/ou febre, permanecer em quarentena em quarentena (adaptação do DR. Ruguê às indicações do Ministério AYUSH

1. Fazer inalação do vapor de folhas de hortelã ou sementes de cominho uma vez por dia. Ferva a água com as folhas ou sementes, coloque em uma bacia, cubra sua cabeça com uma toalha e inale aquele vapor por alguns minutos

2. Cravo em pó misturado com açúcar mascavo ou mel pode ser tomado 2-3 vezes ao dia em caso de tosse ou irritação na garganta.

3. Essas medidas geralmente tratam a tosse seca normal, dor de garganta e febre baixa. Contudo, é melhor consultar os médicos se esses sintomas evoluírem para dispneia (falta de ar).

As medidas acima são simples e podem ser seguidas por qualquer pessoa, de acordo com sua conveniência e disponibilidade.

 

NOTA DO DR. RUGUÊ

O Ayurveda também recomenda o seguinte chá: o pó é chamado de Shaganda Kashaya churnam e, quando feito o decocto é chamado Shadanga Paniyam. Ferver uma colher de chá em 2 litros de água e tomar durante todo o dia.  

Todos os ingredientes em pó, bem misturados

Tiririca (Cyperus rotundus) – a “batatinha” da raiz – 1 parte

Gengibre em pó  (Zinziber oficinalis)– 1 parte

Boldo da terra  (Coleus forscolin) folhas – 1 parte 

Fel da terra (Fumaria officinalis) – parte aérea – 1 parte

Vetiver – ( Vetiveria zizanioides) – raízes – 1 parte

Orégano – (Origanum vulgare) – folhas – 1 parte

   escola
yogabrahma
vidyalaya

34 32363518 - Escola Yoga Brahma Vidyalaya

34 32353571 - Suddha Sabha Yoga Ashram

secretaria@suddha.net

Rua Jamil Tannus, 382

Uberlândia, MG - Brasil

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Entre em contato conosco

@2019  Proudly created with wix.com