escola
yogabrahma
vidyalaya

34 32363518 - Escola Yoga Brahma Vidyalaya

34 32353571 - Suddha Sabha Yoga Ashram

secretaria@suddha.net

Rua Jamil Tannus, 382

Uberlândia, MG - Brasil

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
Entre em contato conosco

@2019  Proudly created with wix.com

estudo livre

ASHTANGA HRIDAYA

Estudo dos textos clássicos 

do ayurveda

Ashtanga Hridayam é um dos três principais textos clássicos do Ayurveda – trilogia maior (Brihat Traya) - junto com o Charak Samhita e Sushruta Samhita. Escrito em torno do ano 500 dC , pelo grande Sábio Vagbhata, ele é uma síntese excelente dos ensinamentos do Charak e Sushruta, associado aos conhecimentos desenvolvidos até aquela época. Ashtanga significa oito partes, referindo-se aos oito elementos do Ayurveda (cirurgia, clínica médica, toxicologia, psiquiatria ou tratamentos espirituais, rejuvenescimento, afrodisíaco, otorrinolaringologia e pediatria-ginecologia-obstetricia. Hridaya significa coração, no sentido de síntese, essência.

Curso

Duração: Vamos estudar uma parte fundamental deste texto  chamada Sutrasthana adhyaya. Dividimos o estudo em duas partes.

  • Parte BÁSICA - Ashtanga Hridaya Sutrasthana Adhyaya 1 a 15

  • Parte AVANÇADA - Ashtang Hridaya Sutrasthana Adhyaya 16 a 30 
    *Duração: pelo menos um ano, até o término dos estudos do Sutrasthana.

Aulas: Encontro semanal online com o Dr. Nandan Lele, com tradução simultânea. Ele lê cada verso em sânscrito. Os alunos recebem, com antecedência, a transliteração e a tradução para inglês e português. Dr. Nandan comenta cada verso de acordo com os comentaristas tradicionais Hemadri e Arunadatta e sua própria experiência clínica

  • 2 horas de encontro semanal

  • As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para aqueles que não tiverem acesso ao encontro online, em qualquer momento, de acordo com sua conveniência

  • Os estudantes que participarem da aula online também terão acesso aos vídeos gravados

  • Interação com o professor durante a aula online

 

Professor: Dr. Nandan Lele
                     

Valores 

Taxa de inscrição: isento  
Mensalidade: R$ 250,00 (podendo ser corrigido anualmente por índices oficiais de correção).

Data para pagamento: todo dia 25 de cada mês

- Alunos com desconto: alunos matriculados no curso de Kayachikitsa ou membros do programa Médicos pelo Ayurveda.

Programa

Estudo básico

RESUMO DE CADA CAPÍTULO PARA VOCÊ CONHECER O CONTEÚDO DE SEUS ESTUDOS

PARTE BÁSICA

1º. O primeiro capítulo é muito importante porque contém todos os princípios básicos do ayurveda e ajuda em outros assuntos como kriya sharira ou rachana sharira (anatomia do Ayurveda). Por isso, estude atentamente este capítulo

2º e 3º. O segundo e terceiro capítulos são bons e fáceis de estudar. Trata das atividades de rotina diária que afetam a saúde. 

4º. O quarto capítulo de Ashtanga Hridaya é chamado de Roganutpadaniya Adhyaya - dicas preventivas de saúde. Explica o método de ajustar o corpo aos sinais naturais, de modo a evitar o acúmulo de material tóxico e o início do processo da doença. 

5º. O capítulo 5 é conhecido como Dravadravya Vijnaniya Adhyaya. Ele ensina sobre os tipos e benefícios para a saúde de todos os alimentos líquidos. Ele detalha os vários tipos e benefícios da água, leites, produtos lácteos, sucos de cana, mel, óleos, vinhos e urina.

6º. O sexto capítulo é chamado de Annaswarupa Vijnaniya Adhyaya. Ele descreve detalhes de diferentes alimentos. Ele abarca os grãos, verduras, legumes, leguminosas, alimentos preparados, alimentos não-vegetais, frutas, sais e ervas medicinais.

7º. O sétimo capítulo é chamado de Anna Raksha Vidhi Adhyaya. Anna raksha refere-se à proteção dos alimentos. Este capítulo descreve o verdadeiro médico ou terapeuta, as características das bebidas e alimentos envenenados ou contaminados, combinações incompatíveis de alimentos, efeitos e tratamentos, regras de sono saudáveis ​​e celibato. Estes capítulos 5,6 e 7) são fáceis de ler e entender. Você estuda estes capítulos e faz uma lista de cada dravya (comida ou remedio)

8º. O oitavo capítulo é chamado de Matrashitiya Adhyaya. Inclui a quantidade certa de alimento que se deve comer, a hora certa de fazer as refeições, os tipos de indigestão e seu tratamento, qualidades e tipos de bebida após a ingestão, método correto da ingestão de alimentos etc. 

9º. O capítulo 9 é chamado como Dravyadi Vijnaniya Adhyaya. Explica sobre as substâncias terapêuticas (dravyas) e suas qualidades, como uma substância medicinal provoca ação, etc.

10º. O capítulo 10 é chamado de Rasabhediya adhyaya. Rasa significa sabor e bheda significa tipos. Este capítulo discute em detalhes sobre os tipos de sabores e suas propriedades.

11º. O capítulo 11 explica em detalhes o conceito de Tridosha em Ayurveda. Os três doshas são - Vata, Pitta e Kapha. Compreender o conceito Tridosha é o primeiro passo para aprender Ayurveda. O capítulo é chamado de Doshadi Vijnaniya Adhyaya.

12º. O Capítulo 12 descreve a localização dos três doshas no corpo, a classificação e as funções de cada Dosha, as causas para o seu aumento ou diminuição etc. É chamado Doshabhediya Adhyaya.

Os capítulos 11 e 12 são superimportantes para o Ashtanga Hridaya e, também, para o estudo de sharira kriya (fisiologia do Ayurveda). Sugiro nunca ignorar esses capítulos e aprende-los profundamente. Esses capítulos são sobre dosha, dathu e mala e sabemos que dosha, Dhatu e mala são a alma do estudo do ayurveda. Portanto, se esforce para não perder nada deste estudo.

13º. No capítulo 13, chamado de Doshopakramaniya Adhyaya vamos aprender as opções de tratamento para o desequilíbrio do Dosha. Também como os doshas associados com Ama produzem sintomas, qual é a linha de tratamento para essa condição. Também aprenderemos sobre o momento, o tempo correto de administração de medicamentos com base na doença.

14º. O capítulo 14 é chamado de Dvividha Upakramaniya Adhyaya. Dvividha significa dois tipos. Upakrama significa tratamento. Ele discute dois tipos principais de tratamentos ayurvédicos. Qualquer tratamento pode ser amplamente classificado como tonificar/nutrir ou reduzir.

15º. O capítulo 15 ensina sobre vários grupos de ervas que são usadas no tratamento de Panchakarma. O nome do capítulo é Shodhanadi Gana Sangraha Adhyaya. Além de ervas purificadoras, também explica outros grupos usados ​​na preparação dos medicamentos ayurvédicos.

Dúvidas 

Frequentes

QUANDO POSSO COMEÇAR? O curso está livre para o aluno começar quando quiser não sendo necessário aguardar formação de turma.

- Os estudos tiveram início em setembro de 2019. Recomendamos aos novos alunos matriculados que iniciem seus estudos do capitulo 1, aulas gravadas. Porém o aluno fica livre para começar seu curso do ponto onde ele está no dia da sua matrícula, para acompanhar as aulas ao vivo com Dr Nandan. 
COMO ME MATRICULAR NESTE CURSO? Para efetuar sua matrícula, clique no banner no inicio desta página,  coloque no carrinho de compras, finalize a compra, preencha com seus dados e ao final o sistema informará os dados da conta para depósito bancário. Todas as mensalidades são pagas através de depósito bancário.

COMO SEI QUE MINHA MATRÍCULA DEU CERTO? Após a confirmação bancária, você receberá um email de boas-vindas e detalhes sobre o acesso.
COMO FAÇO PARA ACESSAR AS AULAS?  Ao efetuar o pagamento, você receberá um login e senha. Acesse o site www.avantte.com.br/fta/ coloca seu login e senha e terá acesso ao material escrito, em arquivos tipo pdf (que poderá ser impresso) e às vídeo-aulas que perfazem, completamente, todos os aspectos do tema do respectivo módulo. Essas vídeo-aulas não poderão ser gravadas, mas você terá acesso a elas dentro do seu módulo. 

- Link com usuário e senha exclusiva fornecida aos alunos através do site AVANTTE (plataforma que disponibiliza o curso à distância).

- No dia da aula ao vivo (todas as segundas-feiras) o aluno recebe um novo link para assistir e participar ao vivo, juntamente com o material escrito.  
QUANTO TEMPO TENHO PARA ESTUDAR?  O pagamento sequencial das mensalidades, o habilitará a continuar tendo acesso ao curso e a liberação do próximo módulo. O pagamento da mensalidade lhe dará acesso de 30 dias (pagamento via deposito bancário ou transferencia).

- Mensalidade: R$ 250,00 (podendo ser corrigido anualmente por índices oficiais de correção). Se o aluno conseguir realizar um módulo por mês, como a Escola propõe, pagará 15 (estudo básico) + 15 mensalidades do estudo avançado mensalidades deste valor, com as respectivas correções anuais. 

- A data de pagamento deste curso é todo dia 25 de cada mês.

- Alunos com desconto: alunos matriculados no curso de Kayachikitsa ou membros do programa Médicos pelo Ayurveda.
COMO TIRO MINHAS DÚVIDAS COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DO CURSO? Durante a aula ao vivo com Dr Nandan, ou enviando um email para ele.

ESTE CURSO OFERECE CERTIFICADO? Sim, todos os cursos de formação e avançados ao completar a carga horária e presença mínima exigida, o aluno recebe seu certificado assinado pelo Dr. Ruguê ou Dra. Ananda e com os selos da International Academy of Ayurveda World Movement of Yoga and Ayurveda. E para o curso semipresencial de Terapeuta Ayurveda (FTA) também vai com a assinatura do Dr. David Frawley do American Institute of Vedic Studies.